Roteiro

Objetivos 


Mobilizar conhecimentos adquiridos e fomentar novas aprendizagens, em contextos matemáticos e de outras disciplinas, no contexto da investigação sobre a importância da matemática na prática de determinadas profissões. 

Conteúdos 


Matemática 
  • Temas transversais: Lógica, Resolução de Problemas, História da Matemática, Modelação Matemática;
  •  Geometria; 
  • Trigonometria; 
  • Funções; 
  • Estatística. 

Português 
  • Fazer expressões orais para apresentação de temas.
  • Preparar adequadamente as intervenções orais através de uma planificação cuidada.
  • Utilizar recursos verbais e não-verbais adequados à eficácia das apresentações orais a realizar.
  • Avaliar individualmente e/ou em grupo os discursos orais produzidos por si próprio, através da discussão de diferentes pontos de vista.
Inglês 
  • Depois de terminado o trabalho de pesquisa, os alunos serão convidados a fazer um resumo conciso do seu trabalho - ABSTRACT-, em Inglês. Deste modo treinam a competência de escrever textos objetivos (de índole científica) em Inglês, treinam a capacidade de resumir, de distinguir o que é importante do acessório e desenvolvem a capacidade de pensar em Inglês.
  • O ABSTRACT será anexado ao trabalho e poderá ser consultado.
  • O trabalho será desenvolvido essencialmente em teletrabalho entre os alunos e a professora.
  • A avaliação dos textos produzidos entrará no Domínio da Produção Escrita, referente ao primeiro período.

Física e Química
  • Temas transversais: Resolução de Problemas;
  • Fenómenos ondulatórios;
  • Campo elétrico;
  • Campo magnético;
  • Ondas eletromagnéticas e sua reflexão.

EMRC

No espaço de sala de aula refletir sobre a temática à luz da construção/necessidade de uma ética profissional. A essência da profissão é constituída pelo exercício de um tipo de trabalho específico, que integra fundamentalmente um posto de trabalho e uma função, onde é ditado um certo comportamento ético específico para o desempenho daquele trabalho. Por conseguinte, há uma relação muito forte entre a ética e a profissão. Nas sociedades de hoje, onde prevalecem o consumismo, o individualismo, o economicismo, o tecnicismo, a competitividade desonesta, o poder, o utilitarismo, onde se pensa no poder, na riqueza pessoal, esta questão da ética na profissão é cada vez mais actual, mas também geradora de conflitos, pelo que não admira que um grande número de pessoas nas diversas áreas do saber se dediquem à importância que a ética tem na dinâmica e acção laboral e empresarial.
  1. Profissionalidade Pessoal (Dedicação e competência)
  2. Sentido Social da Profissão (Princípio de beneficência)
  3. Humanidade da Profissão (Dignidade humana - o espírito como valor)

A profissionalidade relaciona-se essencialmente com a dimensão pessoal, em que a habilidade técnica não é de todo e não pode ser a única pela qual esta se define. A profissionalidade para além da competência, de preparação e dedicação, inclui um compromisso pessoal e corporativo com um tipo de bens importantes para a sociedade.

  1. Critério dos direitos individuais - respeito pelos direitos, dignidade e valorização do consentimento para agir profissionalmente);
  2. Critério da justiça - tanto para o profissional como para o cliente ou beneficiário dos serviços profissionais estão num contexto social – público ou privado – em que as prioridades e os recursos devem ser determinados e distribuídos com critérios de justiça e humanidade
Algumas dimensões ligadas à ética profissional: os princípios de beneficência, de justiça e de responsabilidade.



Tarefas 

  1. Produção e publicação de um trabalho multimédia sobre o tema abordado (póster científico, infográfico ou imagem interativa), utilizando uma das ferramentas digitais sugeridas. 
  2. Seleção de uma situação/problema na área profissional do tema onde a matemática esteja presente ou tenha contribuído para a sua resolução. 
  3. Realização de uma sessão de apresentação dos trabalhos realizados, na turma ou a outras turmas/ comunidade educativa.


Calendarização: 1º Período

Sem comentários:

Enviar um comentário