Objetivos
Mobilizar conhecimentos adquiridos e fomentar novas aprendizagens, em contextos matemáticos e de outras disciplinas, no contexto da investigação sobre a importância da matemática na prática de determinadas profissões.
Conteúdos
Matemática
- Temas transversais: Lógica, Resolução de Problemas, História da Matemática, Modelação Matemática;
- Geometria;
- Trigonometria;
- Funções;
- Estatística.
Português
- Fazer expressões orais para apresentação de temas.
- Preparar adequadamente as intervenções orais através de uma planificação cuidada.
- Utilizar recursos verbais e não-verbais adequados à eficácia das apresentações orais a realizar.
- Avaliar individualmente e/ou em grupo os discursos orais produzidos por si próprio, através da discussão de diferentes pontos de vista.
Inglês
- Depois de terminado o trabalho de pesquisa, os alunos serão convidados a fazer um resumo conciso do seu trabalho - ABSTRACT-, em Inglês. Deste modo treinam a competência de escrever textos objetivos (de índole científica) em Inglês, treinam a capacidade de resumir, de distinguir o que é importante do acessório e desenvolvem a capacidade de pensar em Inglês.
- O ABSTRACT será anexado ao trabalho e poderá ser consultado.
- O trabalho será desenvolvido essencialmente em teletrabalho entre os alunos e a professora.
- A avaliação dos textos produzidos entrará no Domínio da Produção Escrita, referente ao primeiro período.
Física e Química
- Temas transversais: Resolução de Problemas;
- Fenómenos ondulatórios;
- Campo elétrico;
- Campo magnético;
- Ondas eletromagnéticas e sua reflexão.
EMRC
- Profissionalidade Pessoal (Dedicação e competência)
- Sentido Social da Profissão (Princípio de beneficência)
- Humanidade da Profissão (Dignidade humana - o espírito como valor)
A profissionalidade relaciona-se essencialmente com a dimensão pessoal, em que a habilidade técnica não é de todo e não pode ser a única pela qual esta se define. A profissionalidade para além da competência, de preparação e dedicação, inclui um compromisso pessoal e corporativo com um tipo de bens importantes para a sociedade.
- Critério dos direitos individuais - respeito pelos direitos, dignidade e valorização do consentimento para agir profissionalmente);
- Critério da justiça - tanto para o profissional como para o cliente ou beneficiário dos serviços profissionais estão num contexto social – público ou privado – em que as prioridades e os recursos devem ser determinados e distribuídos com critérios de justiça e humanidade
Tarefas
- Produção e publicação de um trabalho multimédia sobre o tema abordado (póster científico, infográfico ou imagem interativa), utilizando uma das ferramentas digitais sugeridas.
- Seleção de uma situação/problema na área profissional do tema onde a matemática esteja presente ou tenha contribuído para a sua resolução.
- Realização de uma sessão de apresentação dos trabalhos realizados, na turma ou a outras turmas/ comunidade educativa.
Sem comentários:
Enviar um comentário